unusual-shape-Brasilial





O bloco de selos “Brasília – Sonho e Realidade”, da designer Míriam Guimarães, foi o vencedor do prêmio de Melhor Selo de 2010, na categoria Arte Filatélica. A emissão especial, que comemorou os 50 anos da capital brasileira, tem o formato de uma ave com asas abertas, que lembra o traçado original do plano piloto.

“É muito bom ter o nosso trabalho reconhecido”, disse Míriam, que é analista do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios e foi responsável pela a arte de várias peças filatélicas nos últimos cinco anos. “Percebi que as pessoas estão abertas a inovações de formato”.
A votação ocorreu durante a Brapex, o mais tradicional evento filatélico do Brasil, que transformou Recife na capital nacional do selo, de 3 a 9 de outubro. Presente no evento, Míriam autografou peças filatélicas, ainda surpresa com a premiação. “Brasília – Sonho e Realidade” passa a representar o Brasil em competições internacionais de selos.





Descrição:

O bloco reproduz, em tons escuros e linhas claras, monumentos arquitetônicos consagrados de Brasília: no selo à direita, o Catetinho (a primeira residência oficial do Presidente da República, na nova capital), e a estátua de Juscelino Kubitschek (do Memorial JK). No selo à esquerda, a Catedral Metropolitana, tendo, à sua direita, a logomarca do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Ilustrando o bloco, à esquerda, a logomarca do cinqüentenário de Brasília, no centro, a estátua dos Candangos, unindo os dois selos, formando um se-tenant, e, nos extremos, as mais novas e belas obras arquitetônicas da cidade, o Museu Nacional (junto à Biblioteca Nacional/Conjunto Cultural da República) e a Ponte JK. O bloco, no formato de um pássaro, mostra, na parte superior, em linhas tênues, o esboço do Plano Piloto, sobre um pano de fundo composto, que representa o céu e o gramado da Esplanada dos Ministérios, nas tonalidades predominantes em abril, mês da inauguração de Brasília. Foram utilizadas as técnicas de fotografia, desenho vetorial e computação gráfica.

Características técnicas:
Departamento/Seção: .Selos | Anos Anteriores - 2010 - Blocos 
Código: 2644049 - 852100736
Peso: 10 gramas 
Peso cúbico: 1 gramas 


Informações Adicionais:
Locais de lançamento: Brasília/DF
Valor facial: 2,70 cada selo.
Artista: Míriam Guimarães
Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2013
Data de emissão: 13/05/2010
Folha: Bloco c/2 selos
Processo de impressão: ofsete + semicorte
Tiragem: 150.000 blocos
Papel: Cuchê gomado
Edital: nº9