BR-1909-01

Directoria Geral dos Correios

EMISSÃO DOS SELLOS «PAN-AMERICANO»

De ordem do Sr. director geral e de conformidade com o n. 16 do § 2º do art. 1 da lei nº 2.035, de 29 de dezembro de 1908 e com o art. 23 do regulamento vigente, faço publico que será posto em circulação, no prazo de 30 dias, a contar da data do presente edital, o novo sello «Pan-Americano» para o franqueamento de toda a correspondência destinada ao interior e exterior da Republica.

O novo sello é adhesivo, impresso em tinta azul e da taxa de 200 réis, tendo de comprimento 0,038; largura, 0,023 o a picotagem 22xl3 pontos, conforme a descripção que se segue: no alto do sello tem a inscripção E. U. do Brazil, em branco, sobre fundo azul. Em seis medalhões Sobrepostos a um carvalho, veem-se os retratos de José Bonifacio e Washington, ao centro; San Martin e 0’Higgins, á esquerda, e Hildalgo e Bolivar, a direita, os grandes vultos das liberdades americanas; e, mais abaixo, um bello typo de mulher forte, sentada, representando a republica, com as armas brazileiras ao peito, tendo na mão esquerda o feixe de armas dos romanos e a mão direita empunhando um ramo de carvalho, sim bolo da força, e cujo braço descança sobre uma balaustrada, na qual se lê a palavra «Correio»,em letras azuis; e logo abaixo.em campo tambem azul, o dizer—200 réis— em branco e, finalmente, na parte inferior, em uma faixa branca, a divisa «Pan-Americano» a tinta azul.

A composição e desenho desse selo são da autoria do professor H. Bernardelli, como se vê da assinatura do mesmo, tendo sido impresso no American Bank Note Company.

Sub-Directoria de Contabilidade, Capital Federal,1 de abril do 1910.—O sub-director, Ernesto P. de Azeredo Coutinho.

Ċ
Andrei,
Feb 20, 2012, 5:31 PM