BR-1944-02
MINISTÉRIO DA VIAÇÃO
e obras públicas

Departamento dos Correios e Telégrafos

Serviço de Material

EDITAL DOS SELOS COMEMORATIVOS DO CINQUENTENARIO DO CERCO DA LAPA



Faço publico, de ordem do Senhor Diretor Geral, que, dentro do prazo de noventa dias, a contar desta data, sera posta em circulação uma emissão de selos comemorativos do cinquentenário do Cerco da Lapa.

São características do referido selo:

Dimensões: 0,037 x 0,024. Formato — retangular. Cor - carmim. Valor - Cr$ 1,20. Motivo: — uma vista de acampamento militar no cerco da Lapa, aparecendo em segundo plano algumas barracas de campanha e peças de artilharia e em 1º plano um grupo de oficiais, entre os quais se encontram o General Gomes Carneiro, os Coronéis Dulcídio Pereira e Corrêa de Lacerda, o civil Dr. Amintas C. Barros e a maior parte da oficialidade que tomou parte no cerco. No ângulo superior direito, vê-se o retrato do General Gomes Carneiro, num medalhão, inscrito no qual se lê: “Gal. Gomes Carneiro”. Abaixo do medalhão e ao mesmo ligado por um ornato, vê-se um retângulo representando uma placa, inscritos na qual, em três linhas horizontais, se têm os seguintes nomes: “Cel. C. Dulcídio Pereira, Cel. Correia de Lacerda, Dr. Amyntas C. Barros”.
 Ao alto do selo, a partir do ângulo superior esquerdo, lê-se: “Brasil Correio'’ e logo abaixo, em três linhas horizontais: “Cinquentenário do Cerco da Lapa, (Parana) — 17 Jan a 11 Fev — 1894”. A partir do angulo inferior esquerdo, esta indicada a taxa: “Cr$ 1,20”.
 Todas as legendas são na mesma cor do selo.
 A emissão é de 500.000 selos, com picote comum, desenhados e impressos pela Casa da Moeda, pelo processo de talho doce, tendo sido utilizado o papel com a filigrana. “Brasil Correio”. 

 Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1944. — Romeu de A. Gouveia e Silva. Chefe do Serviço do Material.
Ċ
Andrei,
Feb 18, 2012, 8:11 AM