Careless Bull Eye - 90 Reis

Um olho de boi que chama a atenção é mostrado nas imagens abaixo. Nota-se claramente a interrupção do quadro da moldura na parte inferior esquerda.
Sendo uma falha na chapa ela é encontrada em qualquer selo que foi impresso nesta mesma posição.
Nota-se também uma falha no guilloche embaixo do algarismo 9 , lado esquerdo. Neste mesmo local existe uma falha, como se fosse um risco.
Em geral a impressão é bastante desgastada o que indicaria que a chapa já estava em uso há bastante tempo.







A posição do selo neste bloco é a chave para definir a posição do selo na chapa. 
O selo do bloco é  da ultima linha, e sabendo que os selos de 90 Reis eram os últimos da folha, então claramente trata-se do selo da posição 17 na chapa composta (a que tem os selos de 30, 60 e 90 Reis). A posição 17 está indicada abaixo na cor azul.



Esta hipótese foi confirmada por um filatelista experiente que fez consulta ao livro do napier que tem o plating dos Olhos de Boi.

"ao que tudo indica, o OdB 90 reis em questäo é da primeira chapa, estado B (Plate 33), posicäo 17, assim descrito por Napier:

"First composite plate, state B, being state A retouched. (...) This state shows careless work. The outer line of pane is not straight on left, and all the buds vary very much. (...) No. 17 - Oval touches at top. Left frame line missing for a considerable portion of bottom half. Line round oval double at 1 o'clock." Esta última indicacäo significa: na posicäo de 1:00 hora, se a oval do selo fosse um mostrador de relógio."


Comments