Acidente VASP - 1943


27
 AGO 1943 -  Acidente com a aeronave VASP - Junkers JU-52


Foi o segundo acidente com um Junkers Ju-52 da Vasp, batizado como VASP  'Cidade do Sao Paulo'. 
Ao tentar pousar no aeroporto Santos Dumont, a aeronave bateu num prédio, caindo, capotando e pegando fogo.  
Entre os passageiros mortos, três figuras importantes: o arcebispo de São Paulo Dom José Gaspar , o jornalista Cásper Líbero e o urbanista  Attilio Corrêa Lima .

De alguma forma os três tem seus trabalhos e legados  retratados em selos do Brasil.



Dom José Gaspar de Afonseca e Silva

Foi um sacerdote católico brasileiro; décimo quarto bispo e segundo arcebispo de São Paulo .
Em 1942 empreendeu o quarto ‘’Congresso Eucarístico Nacional’’, incentivando a participação dos leigos.

Evento comemorado com um selo em 1942, aliás o último selo comemorativo denominado em "Reis".
BR007.1942




Cásper Líbero

O jornalista Cásper Líbero é o idealizador e fundador da corrida de rua de São Silvestre. Sua ideia original era utilizar a corrida como meio de promoção de seu jornal. Em 1928, ano da quarta edição do evento, Líbero fundou um dos primeiros periódicos dedicados exclusivamente ao esporte no país, a Gazeta Esportiva, que a partir de então passou a ser a organizadora e patrocinadora oficial do evento, condição que detém até os dias atuais. A corrida tornar-se-ia o principal meio de publicidade daquela publicação esportiva.A primeira edição da corrida foi realizada em 31 de dezembro de 1925. Dado importante é o fato de que, ao contrário de outros eventos desportivos tão ou mais antigos, a Corrida de São Silvestre nunca deixou de realizar-se, nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial. 

Evento comemorado com um selo em 1974.




Attilio Corrêa Lima

Foi um arquiteto, urbanista e paisagista brasileiro, sendo o primeiro urbanista formado do Brasil. Seu projeto mais conhecido foi o plano urbanístico de Goiânia. Em 24 de Outubro de 1933, lançou-se a pedra fundamental da construção de Goiânia, num gesto simbólico que marcou a fundação da nova cidade. Porém, a transferência da capital do estado para Goiânia somente foi oficializada em 1937 e a inauguração oficial da cidade somente aconteceu em 1942.

Evento comemorado com um selo de 1942.BR005.1942