BR-1906-01-B


Directoria Geral dos Correios

EMISSÃO ESPECIAL DE SELLOS COMMEMORATIVOS DA REUNIÃO DO 3o CONGRESSO PAN- AMERICANO

De ordem do Sr. sub-director, servindo de director geral, autorizado por aviso do gabinete do Sr. Ministro da Industria, Viação e Obras Publicas, do 15 do corrente, e de conformidade com o regulamento postal vigente, faço publico que serão postos em circulação, no dia da primeira reunião do Congresso Pan-Americano, as novas formulas de franquia emittidas para commemorar o 3o Congresso Pan-Americano. Essas formulas especiaes circularão dentro de 60 dias, a contar da data da primeira reunião do congresso, e só terão curso dentro do territorio da Republica Brazileira. Findo aquelle prazo todas essas formulas de franquia serão retiradas da circulação e recolhidas á Directoria Geral, visto serem dessa data em deante consideradas sem valor e, portanto, sujeita a correspondencia ao porteamento em dobro.

As novas formulas são sellos especiaes e adhesivos das taxas do 100 e de 200 réis; bilhetes postaes da taxa de 50 réis e cartas bilhetes das taxas de 100 e de 200 réis.

Os sellos especiaes e adhesivos da taxa de 200 teem as seguintes dimensões : comprimento 0,035 , largura 0,021, picotagem 11 pontos. A impressão é a branco sobre fundo azul. O desenho é do professor Henrique Bernardelli, conforme a descripção abaixo:

Dous bellos typos do mulher, em fraternal amplexo, representam as raças latina e anglo-saxonia e symbolizam os habitantes do grande continente americano, tendo ambas o olhar fixo no mesmo e unico ideal, que lhes é indicado por Minerva, deusa da sabedoria, que, recostada no globo terrestre, onde apparece aquelle continente, estende com uma das mãos o ramo de oliveira, symbolo da Paz, enquanto que sustenta na outra a roda alada quo representa, a Fortuna. O caracter de cada personagem é dado pela cabeça, por onde se ve que o typo dos indios, tão bellos o enérgicos, que representam a raça AngloSaxonia, difere do outro personagem cujo perfil é puramente Latino. No angulo superior direito um facho acceso e uma carta fechada symbolizam o Progresso de que o Correio é o maior transmissor. Um ramo do carvalho, symbolo da força, reune, na base, as figuras, tendo sobre elle o valor da taxa, representado pelos algarismos 2—0—0 e as lettras R--S, formando o dizer : duzentos réis. Esse dizer é antecedido pela palavra Correio — inscripta sobre o globo terrestre. Ao alto tem as palavras — E. U. do Brazil — e logo abaixo — Rio de Janeiro — para comprovar que nesta capital se reuniu o 3o Congresso, o finalmente, na parte inferior do sello, sobre uma facha, que remata a composição, estão os dizeres : 3° Congresso Par.-Americano.

Os sellos da taxa de 100 réis, também commemorativos, com as mesmas dimensões e picotagem, teem o desenho idêntico, o são impressos a branco sobre fundo encarnado, diferenciando apenas no valor da taxa, substituídos os algarismos 200 por 100 réis.

Os bilhetes postaes da taxa do 50 réis teem em vinheta a reprodução da fachada do Palacio destinado ás sessões do 3o Congresso Pan-Americano, vendo-se ao fundo o Pão de Assucar. No angulo superior direito vê-se um sello fixo da taxa de 50 réis impresso em verde, sobre fundo branco. Symboliza a figura da Paz gravando sobre a face do globo que representa a America as palavras: 3° Congresso Pan Americano. Nos lados estão os symbolos do Commercio, Navegação, Industria e Artes, e em baixo, um vão de um simi-circulo, a entrada da barra.

As cartas-bilhetes de 100 réis representam um trecho, em perspectiva, da Avenida Central, impresso tambem em vinheta, tendo no angulo superior direito um sello fixo da taxa do 100 réis, impresso em encarnado sobro fundo branco e cujo desenho é em tudo igual ao do bilhete postal de 50 réis e ao da carta bilhete de 200 réis.

As cartas-bilhetes da taxa do 200 reis têm uma gravura em vinheta representando em panorama um trecho da Avenida a, Beira Mar. No angulo superior direito teem um sello fixo da taxa de 200 réis, impresso em azul sobre fundo branco e cujo desenho é idêntico aos do bilhete postal do 50 réis e da carta-bilhete do 100 réis.

Além das gravuras acima descriptas o bilhete postal de 50 réis tem impressos os seguintes dizeres: Bilhete postal-, logo abaixo, em uma placa rectangular, Palácio destinado as sessões do 3a Congresso Pan-Americano—Rio de Janeiro e na parte inferior, ultima linha, a palavra Brazil.

As cartas-bilhetes de 100 réis teem mais os seguintes dizeres impressos: Carta-bilheteE. U. do Brasil3a Congresso Pan-Americano— e na parte inferior, em uma placa rectangular, Trecho da Avenida Central—Rio de Janeiro. No lado opposto vêm-se impressas as armas da Republica.

As cartas-bilhetes da taxa de 200 réis teem mais os seguintes dizeres impressos: Carta bilhete—E. U. do Brasil e mais abaixo em uma placa rectangular: Trecho da Avenida Beira Mar—Rio de Janeiro e, finalmente, na parte inferior, na ultima linha, Brazil.

No lado opposto veem-se impressas as armas da Republica.


Sub-Directoria dos Correios, Capital Federal,19 do junho do 1906.—Servindo de sub- director, o contador geral, Ernesto Coutinho.

Ċ
Andrei,
Feb 27, 2012, 12:34 PM